Associação Desenvolvimento Vale do Cobral

Associação para o Desenvolvimento Social e Cultural do Vale do Cobral

BREVE HISTORIAL DA ASSOCIAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL E CULTURAL DO VALE DO COBRAL

A Associação para o Desenvolvimento Social e Cultural do Vale do Cobral, foi informalmente constituída nos finais do ano de 1998, obtendo o Certificado de Admissibilidade da denominação da Associação em 2 de Fevereiro de 1999, e o Cartão de Identificação de Pessoa Colectiva em 28 de Junho do mesmo ano, data em que se procedeu à Escritura no Cartório Notarial de Oliveira do Hospital. O seu reconhecimento como IPSS e pessoa colectiva de utilidade pública, deu-se por despacho do Senhor Director Geral da Direcção-Geral da Acção Social, de 5 de Dezembro de 2000, considerando-se o seu registo efectuado em 22 de Março de 2000, sob o número 115/00.                                                                                  

Tendo esta Associação por objectivos prioritários promover acções de Solidariedade Social e actividades de protecção à Infância e Juventude, aos Idosos e Deficientes e à comunidade em geral, começou a dar corpo a esses desígnios em Outubro de 2001, com o início do Apoio Domiciliário a Idosos e a abertura da valência de Centro de Dia na nossa sede, e de um ATL para as crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico das Escolas de Meruge e Nogueirinha, de parceria com a Junta de Freguesia de Meruge. Só mais tarde veio a firmar com o Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social de Coimbra um acordo de cooperação para utentes do Apoio Domiciliário, em número manifestamente insuficiente para a cobertura eficaz dos mais de 35 idosos referenciados como carentes na Freguesia.                   

Por amável doação da brigada de Trânsito da GNR, incorporámos no trabalho um veículo automóvel ligeiro, o que permitiu alargar a prestação do serviço social à localidade de Nogueirinha. Actualmente já dispomos de uma carrinha de 9 lugares e aguardamos a aquisição de outra com o apoio da Segurança Social, com vista à substituição do velhinho Nissan.                                         

Nos recursos humanos a Associação conta no quadro com uma Técnica Superior de Serviço Social, uma cozinheira, uma administrativa e três auxiliares, sendo o apoio do ATL prestado por quatro tarefeiras de serviço eventual, e uma licenciada. Tendo a população de Meruge e Nogueirinha, latentes carências sociais, quer no que toca à primeira infância, quer aos idosos e a franjas da população com dificuldades de integração, a Associação propõe-se alargar o âmbito da sua intervenção social a outras áreas de prestação de serviços, nomeadamente através da formação profissional.

Em 2003 foi aprovada a nossa candidatura para a constituição de uma Empresa de Inserção Social, na área dos enchidos tradicionais da Freguesia de Meruge e na vertente dos bolos e salgados. Criaram-se mais 5 postos de trabalho permanentes e deu-se continuidade à rica e histórica tradição dos enchidos de Meruge (Chouriças de Carne e de “Bofes”, Morcelas e Farinheiras). Desde então as encomendas não têm parado de crescer a par da qualidade dos produtos. Para dar projecção e ampliar a divulgação destas iguarias, a ADSCVC organiza anualmente de parceria com a Junta de Freguesia de Meruge, a “Feira do Porco e do Enchido”, único certame do género em toda a região das beiras, que atrai à nossa localidade milhares de forasteiros.

Em Junho de 2005 foi inaugurado o Centro de Dia de Nogueirinha, após a recuperação para o efeito da antiga Escola Primária. É um equipamento de excelente qualidade que traz à população da localidade mais qualidade de vida e possibilidades de convívio em ambiente apoiado.

Actualmente a ADSCVC tem em funcionamento um Serviço de Enfermagem aberto ao público duas vezes por semana, que inclui o tratamento domiciliário.

Alargou-se para o Sábado e Feriados o Apoio Domiciliário.

Para materializar um desígnio de sempre da ADSCVC, adquiriu um terreno para a construção de um Lar, bem como de todos os serviços da Associação, incluindo o Projecto de Arquitectura uma Piscina de 16 metros para Hidroginástica e outros tratamentos associados, um Ginásio e uma Clínica para tratamentos de fisioterapia. Este Projecto foi entregue nos serviços distritais da segurança Social de Coimbra, para poder beneficiar dos apoios concedidos através do PIDDAC e de outros programas estatais.


Esta associação foi criada por escritura pública em 28/06/1999, registada como IPSS com o nº 115/00 e reconhecida como associação de utilidade pública em Março de 2000. Tem como objecto estatutário principal, a promoção de acções de assistência às crianças, jovens, deficientes e idosos, bem como a todos aqueles que necessitem de ajuda social. A sua sede provisória situa-se em instalações cedidas pela Junta de Freguesia, onde tem em funcionamento um moderno e acolhedor Centro de Dia.

Presta ainda Apoio Domiciliário em toda a área da Freguesia, podendo por solicitação a sua acção estender-se a todo o Vale do Cobral. Mantém igualmente em actividade um ATL para as crianças do 1º Ciclo de Meruge e Nogueirinha. O grande desafio que se lhe coloca actualmente, é a construção de instalações próprias, fundamentais para elevar a qualidade e ampliar a prestação de serviços à população carenciada, prevendo-se a instalação nelas das valências de Centro de Dia, Apoio Domiciliário, ATL, Creche e Lar da 3ª Idade.

A Direcção mandou elaborar e tem em sua posse um funcional e vanguardista projecto, que inclui, para além das valências atrás citadas, uma Piscina e um Ginásio de Fisioterapia. Este documento foi já entregue no Centro Distrital da Segurança Social de Coimbra, para apreciação e eventual apoio. Os custos das obras, a preços actuais, ascendem a mais de um milhão de Euros, pelo que o apoio generoso de todos os habitantes da Freguesia e amigos é indispensável para que este sonho se possa realizar.

Faça-se sócio, ajude a construir condições para uma infância feliz e uma velhice com bem-estar, segurança e tranquilidade. Para contactar a instituição pode usar o Telefone 238 601430. Ou a via postal: A.D.S.C.V.C. , Rua da Junta de Freguesia nº 5, 3405 Meruge.