Associação Desenvolvimento Vale do Cobral

Acções Previstas em Plano de Acção

1.  Gabinete de Atendimento e Empregabilidade

Acompanhamento e encaminhamento de pessoas desempregadas e/ou beneficiários de acção social;
Apoio e incentivo à criação do próprio emprego;
Promoção das potencialidades do Concelho.

2. Gabinete de Inserção Profissional - GIP (Parceria/Acção não financiada)

Apoiar jovens e adultos desempregados na definição ou desenvolvimento do seu percurso de (re)inserção no mercado de trabalho, através de informação profissional, apoio à procura activa de emprego, encaminhamento para ofertas de emprego e formação, entre outras.

3. Centro de Recursos e Qualificação

Acções de apoio à comunidade e às famílias: planeamento familiar, treino de competências (pessoais, sociais e parentais), gestão doméstica e educação para a cidadania e direitos humanos.

4. Plataforma de Atendimento e Acompanhamento Social integrado (PAASI)

Criação e dinamização de uma Plataforma de Atendimento e Acompanhamento Social Integrado, que visa uma acção concertada e articulada entre todas as respostas sociais existentes e todos os técnicos a trabalhar no terreno no âmbito da acção social, diminuindo a sobreposição e a multi-intervenção social.

5. Comissões Sociais de Freguesia

Criação de Comissões Sociais de Freguesia com o intuito de planear de forma integrada e participada, implementar iniciativas de desenvolvimento social local, visando uma maior eficácia das respostas sociais e da racionalização de meios, promovendo a inclusão e a coesão social.

6. Revitalização do Associativismo Local

Explorar e desenvolver as potencialidades do Concelho, nomeadamente produtos locais, tadições, usos e costumes, jogos e canções tradicionais, com o intuito de promover o convívio intercultural, envolvendo as associações locais.

7. Atenção para os Perigos da Internet

Incentivar crianças, jovens, adultos em idade activa e idosos à utilização das novas tecnologias, através de acções de informação, alertando para os seus perigos.

8. Criação de uma Rede de Transporte Social

Criação de uma Rede de Transporte Social, destinada a pessoas com comprovada carência económica, assegurando a sua deslocação ao centro da cidade para o acesso a serviços.